#Inspire-se (Casa Cor Rio 2015) GT Arquitetura

Esse ano o Casa Cor Rio completou 25 anos com estilo! Se instalou na belíssima, e fofa, Villa Aymoré! O conjunto de casas ecléticas inteiramente restaurado recebeu as tendências de arquitetura, design, decoração e paisagismo com o tema “Jeito Carioca de Morar”.  Fizemos uma entrevista exclusiva com alguns profissionais da mostra, veja abaixo!


 

A arquiteta Gisele Taranto foi responsável pelo ambiente “LAB LZ by GT”, no qual, em parceria com LZ Studio criou um laboratório para se discutir idéias relacionadas as formas de habitar e viver. Confira as imagens do ambiente e a entrevista abaixo!


 

Quais foram suas inspirações,  motivações para conceber o ambiente?

“Não esperem um espaço pronto. A intenção deste laboratório é tirar as pessoas de sua zona de conforto e instigá-las a pensar em soluções e idéias para um novo modo de habitar e viver.

Como em qualquer processo de criação o questionamento se faz necessário, a ideia é que este LAB seja um espaço para realização de encontros e palestras, com profissionais de várias áreas promovidas pela Casa do Saber.

Assim como numa construção existem diversas camadas de revestimentos, o projeto deste LAB tem como proposta congelar uma delas, mantendo as paredes e teto inacabados, para mostrar o conceito de que ali teremos camadas de diferentes pensamentos. Sua finalidade principal é trazer à tona discussões sobre diversas soluções e pensamentos em diferentes áreas, que direta ou indiretamente influenciam e/ou influenciarão a nossa forma de habitar e viver. O propósito é reunir profissionais para uma reflexão sobre qual futuro devemos esperar e o que já é de fato realidade.

 

Considerando-se que há 25 anos o filme “De Volta ao Futuro” imaginava um mundo em 2015 com carros e skates voadores, constatamos que essa realidade ainda está distante de se concretizar. Da mesma forma, se analisarmos a série de desenho animado “Os Jetsons”, exibida originalmente entre 1962 e 1963, vê-se uma família de 2062 que convivia com um grande avanço tecnológico, com carros voadores, cidades suspensas, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. Mesmo esta data estando ainda muito distante e alguns aspectos do desenho já tenham virado realidade, será que habitaremos em cidades suspensas? Será apenas uma questão financeira ou burocrática que nos atrapalha? Ou será que a sociedade realmente não almeja este caminho?

Assim como Marina Abramovich convida seus espectadores para participarem de seu método, queremos oferecer uma viagem para novos caminhos e ideias. Este espaço não será estático, pois queremos que o visitante possa experimentá-lo. QR codes estão fixados nas paredes para facilitar os visitantes nestas conexões.

Nossos vídeos mostram pesquisas e trabalhos realizados em Universidades nacionais e internacionais, além das explicações, pelos próprios artistas plásticos, das obras de arte expostas.

Da Coppe, estarão sendo apresentados projetos como o Maglev-Cobra, o trem que levita sobre trilhos, a Usina de Ondas, o Projeto Azul e as pesquisas sobre biocombustíveis de segunda geração (biocombustíveis 2G), entre outros.

O Piet Zwart Institute da Holanda apresentará o projeto Next Habitat apresentado na última Feira de Milão – Lambrate.

Os alunos da Universidade PUC Rio estarão realizando uma pesquisa durante o evento com os visitantes do Casa Cor em busca de um projeto que atenda as expectativas de design para o futuro. No final do evento teremos uma premiação e estaremos expondo seus projetos em nossas tvs.” {veja os vencedores aqui!}

 

O que você acredita que é tendência na arquitetura, paisagismo ou decoração no seu ambiente?

Esta pergunta é muito complexa e difícil de ser resumida em poucas palavras. Mas levando em consideração que a arquitetura reflete as necessidades da sociedade, temos que primeiro mapear o que de fato são os principais fatores que estão mudando ou influenciando nossas vidas. Mundos virtuais, sustentabilidade, ciência aliada ao bem estar físico e até mesmo visual, avanço tecnológico, “tempo” e vida saudável podem ser fortes “colunas” para repensarmos esta nova forma de habitar e viver.

 

Sobre a arquiteta

Gisele Taranto é arquiteta e urbanista formada em 1989 pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro – Brasil. Realizou estudos adicionais na Rensselaer Polytechnic Institute e Hudson Valley Community College, ambos em Troy, NY, USA.

Após 12 anos de experiência trabalhando em um escritório americano e em renomados escritórios cariocas, fundou a Progetto Arquitetura e Interiores.

Em 2011, iniciou a Gisele Taranto Arquitetura, empresa de arquitetura e interiores que atua fortemente na área residencial de alto padrão assim como em projetos corporativos.

Materiais naturais, sustentabilidade, valorização da iluminação, arte e tecnologia são elementos presentes em seus projetos. Tem seus trabalhos premiados em concursos nacionais e internacionais – dentre eles A’ Design Awards, Prêmio Casa Claudia, Prêmio Arquitetura e Construção, Prêmio O Globo – Casa Cor Rio, Prêmio ASBEA – e participa há 11 anos do maior evento de arquitetura e decoração do país – CASA COR.

Parceiros

Como marca do nosso trabalho, contamos com a parceria de grandes profissionais para a criação deste espaço: Maneco Quinderé (Iluminação), Vanda Klabin (curadoria de arte), Landscape (paisagismo) e Osborne (Construtora).

Contatos

Clique nos ícones e conheça mais!

face /giseletaranto.arquitetura

face-01 giseletarantoarquitetura

Pinterest: Gisele Taranto Arquitetura

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *