#Inspire-se (Casa Cor Rio 2015) Paula Bergamin

Olá, boa noite queridos!

Hoje é dia de deliciar-se com um belíssimo jardim, inspirado na multi talentosa e icônica pintora mexicana Frida Kahlo. O premiado ambiente chamou atenção no Casa Cor Rio não só por ser alegre e pelo uso de cores vibrantes, mas também por arrasar com as plantas que mais amo! Cactus e suculentas!

Entrevistamos a paisagista Paula Bergamin, autora do projeto, sobre o conceito e tendências do espaço, confira! 😉

Quais foram suas inspirações,  motivações para conceber o ambiente?
Tive a idéia quando visitei a Vila Aymoré que, toda pintada em amarelo ocre, me remeteu ao México. Já queria fazer um jardim de cactos há algum tempo e sou admiradora da Frida… Achei o local ideal!
No pátio eu tinha 4 vistas bem diferentes. O sobrado amarelo de um lado, o anexo moderno com um grande pano de vidro, a nova construção de fachada branca e um muro sem pintura e que por trás tinha outro altíssimo de arrimo. Pensei em fazer uma ligação entre essas vistas tão diferentes e criar um ambiente de jardim aconchegante!
Definido o conceito, parti para uma pesquisa profunda sobre a artista, a relação que tinha com sua casa e seu jardim e descobri maravilhas. Ela e Diego tinham feito o próprio jardim com cactaceas (plantas nativas do México), embasados em conhecimento botânico e vasta biblioteca sobre o assunto.
Analisei as roupas, os quadros através de mais de 400 fotos e das 250 pinturas e desenhos. Descobri suas plantas, flores e cores prediletas. O mobiliário da casa possuía muitos móveis rústicos e uma mesa de ferro no jardim, que era na frente de seu atelier.
Desta forma, pensei em fazer o atelier no jardim criando a pérgola /atelier num estilo bem mexicano .
Como Frida era uma mulher sempre à frente e engajada em causas sociais e culturais, imaginei que se vivesse hoje se importaria com o meio ambiente! Então busquei elementos e idéias sustentáveis.
Por isso, a iluminação feita pelo Widimar Ligeiro usou só lâmpadas e fitas de Led. As plantas usadas necessitam de pouca água o que em tempos de escassez é bem interessante.
Veja esse e outros detalhes:
Pérgola
A pérgola é feita de eucalipto de reflorestamento e recebeu teto verde que além do belo e moderno refresca o ambiente.
Fonte
A fonte foi revestida com granitos reciclados de meios-fios antigos e o fundo foi feito com massa descartada da obra.
Móveis
Os móveis da Collectania da linha Dalia/Dedon são feitos de pet.
Qual a relação do seu projeto com o tema da mostra (Jeito Carioca de Morar)?
O carioca gosta de ideias originais, de cor e de conforto. Acho que o visual despojado, colorido e aconchegante do jardim da Frida tem tudo a ver com o jeito do carioca.
O balanço, as cadeiras e móveis de ferro habitam o inconsciente dos cariocas, fazem parte da infância de muitos por serem usados na casa da avó, da tia… No ambiente, geraram surpresa por terem sido pintados nas cores rosa, azulão e turquesa, acompanhados com almofadas ainda mais coloridas.
IMG_4321
Cariocas são descolados. O piso de Stêncil e grafite foi uma idéia para imitar ladrilhos hidráulicos de forma barata. O desenho foi reprodução do ladrilho hidráulico da Vila com novas cores. Criação da Dani Purper.
O que você acredita que é tendência na arquitetura, paisagismo ou decoração no seu ambiente?
Eu acredito que o uso de cor é uma tendência. Eu acho que o “fendi” cansou … Outra tendência é a reciclagem e o toque de exclusividade. Algo que é único. Peças garimpadas e repaginadas dão esse toque .
Em termos de plantas, as suculentas e cactaceas são as queridinhas porque requerem menos cuidados e tem formas incríveis e escultóricas. Mas cuidado! Em lugares úmidos não dão certo….
Por fim, a sustentabilidade, que no meu ponto de vista é tendência! Sempre tento incorporar nos projetos.
Sobre a paisagista

Paula Bergamin é paisagista, sócia da Ecogarden paisagismo desde 2004. Formada pela UVA .

Foi amiga e frequentou a casa do Burle Marx mas sua grande influência profissional é o já falecido Fernando Chacel que introduziu o conceito de paisagismo e ecogenese no Brasil (uso prioritário de plantas nativas).

Em 2011 participou a primeira vez do Casa Cor e ganhou o prêmio Globo como melhor paisagismo. Em 2015 ganhei o prêmio especial do O Globo.

Contatos
Clique e conheça mais!
SiteFacebookInstagram
Telefones para Contato: Rio de Janeiro (21) 2227-2762 / Angra dos Reis (24) 3365-4101

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *